Sobrados no lugar dos barracos


Os barracos de madeira da antiga favela conhecida como “Galpão do Sílvia” foram substituídos por 32 sobrados construídos pela Prefeitura no Jardim Sílvia. No lugar de madeiras velhas e esburacadas, paredes de alvenaria feita com tijolo modular de solo-cimento. No lugar de vielas e esgoto a céu aberto, acessos pavimentados com bloquetes produzidos pela Prefeitura e playground. As moradias foram entregues dia 1º de maio, com rede de esgoto, água encanada e luz elétrica. A segunda fase começará com o desmonte do galpão e início da construção de mais 32 moradias.

A construção do Condomínio Vila Bonfim foi viabilizada a partir de convênio com a Caixa Econômica Federal, que direcionou recursos do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH) ao projeto, além de verbas do Ministério das Cidades e da Prefeitura.

No mesmo padrão do Jardim Sílvia, as 15 moradias do Jardim Vitória estão prontas, apenas aguardando a Eletropaulo fazer a extensão da rede de energia elétrica. Elas serão ocupadas por moradores da Favela do Inferninho/ Jardim Santarém, no Jardim Santa Tereza, que construíram suas casas em cima do córrego que será canalizado pela Prefeitura.

No Valo Verde, o projeto total prevê a construção de 158 habitações. A prefeitura já entregou 28, 16 unidades estão em obras e dois novos canteiros, com cinco e 10 moradias, estão na fase de terraplanagem. A obra está sendo viabilizada com recursos do PSH, no valor de R$ 1,260 milhão, e a Prefeitura conseguiu incluir o restante da obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, no valor de aproximadamente R$ 2,680 milhões, o que acelerará o ritmo da construção e aumentará o número de moradias.

A Prefeitura também já iniciou as obras de 11 moradias no Jardim Santo Eduardo e 13 sobrados na rua das Pombas, no Jardim Vazame. No Jardim Casa Branca está em curso a construção de 140 habitações, pelo Sistema do Crédito Solidário.


13/5/2008

Nenhum comentário: