Projeto obriga utilização de tijolo ecológico em obras públicas

Surge um novo debate na Assembleia Legislativa: o uso do chamado tijolo ecológico em obras públicas. A iniciativa partiu do deputado Francisco Júnior (PMDB), através de um projeto de lei já aprovado preliminarmente, que dispõe sobre a obrigatoriedade de sua utilização em edificações patrocinadas pela administração pública em Goiás.
Considera-se tijolo ecológico aquele que possui em seu processo de fabricação a mistura do solo, cimento e cal, e que, prensado a 12 mil quilos, necessita apenas de água para endurecer, dispensando a utilização de forno para aquecimento.

“É autoencaixável, com furos no meio para passagem de instalações elétricas e hidráulicas”, explica Francisco Júnior, citando que seu uso é apropriado para projetos habitacionais, especialmente para ampliação da oferta de moradias a famílias de baixa renda e para contribuir na conservação da natureza e do meio ambiente.

“As licitações e contratos públicos que possuem obras de construção em áreas estaduais devem prever a utilização de tijolos ecológicos como critério até mesmo para classificação na licitação”, completa o parlamentar.

Fonte: ALEGO

Nenhum comentário: